Negócios

Imagem da marca: O que é e quais seus benefícios?

A imagem da marca precisa ser valorizada, independente de qual produto a empresa venda. É evidente que a qualidade do produto é um agregador ao valor da marca, por isso, é importante tomar cuidado com a qualidade do produto e da matéria-prima que você vai colocar à disposição de seus clientes.

O marketing de marca, conhecido também como Branding Marketing, reúne uma série de estratégias que ajudam na promoção e na manutenção do relacionamento marca-consumidor e isso pode ser feito com várias ferramentas, como por exemplo:

  • Produção de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • SMS marketing;
  • Marketing de atração;
  • Marketing de relacionamento.

Em suma, podemos adiantar que a imagem da marca é um fator condutor para o fortalecimento da empresa no mercado.

Sabendo da importância de preservar a imagem da marca e dos benefícios que essa estratégia pode trazer para uma empresa que vende imã de ferrite, por exemplo, resolvemos publicar esse artigo. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura.

Aumento de confiança do consumidor

Quando se pratica o marketing de marca, a empresa está propondo a concepção de qualidade sobre o produto que está sendo vendido.

Durante a história da publicidade moderna, algumas empresas praticaram tão bem as ações que valorizam a imagem da marca, que o produto que ela vendiam, acabou se popularizando com o nome da própria marca do fabricante.

Ou seja, nesse nível de situação, por mais que apareça uma concorrência dentro do segmento, a marca fidelizou a confiança do consumidor, tendo o reconhecimento respaldado até no nome do produto que ela vende. 

Esse nível é difícil de se alcançar, mas você só vai conseguir ganhar a confiança do consumidor, se trabalhar muito com a qualidade do seu produto e com a imagem da marca no mercado.

Fidelização dos consumidores

Ao ter mais confiança do consumidor, obviamente abre-se precedentes para aumentar os índices de fidelidade entre marca e cliente.

Aqui chegamos num ponto muito importante, pois quanto mais clientes fidelizados a sua empresa tiver, mais rápido é a projeção do mercado, sem contar que isso também respalda diretamente nas margens de lucratividade e rentabilidade.

Aumento do valor da empresa

Não pense que a imagem da marca respalda somente nas questões de lucratividade semestral. Se você tem uma empresa especializada em vender tubo flexível, por exemplo, ao executar ações para fortalecer a marca, você está valorizando ela no mercado como um todo.

Isso pode ser benefício numa futura transação entre sócios, ou mesmo num momento em que a empresa pretenda se tornar sociedade anônima e adentrar na Bolsa de Valores, propondo a venda de ações para o mercado financeiro.

Menos custos com publicidade

Em suma, pode parecer estranho, mas ao fazer publicidade de fortalecimento de marca, haverá menos custos ao investir em publicidade.

Isso porque, quando a marca se torna muito reconhecida, ela acaba ganhando um espaço natural no cotidiano do consumidor, pois ela acaba se tornando uma espécie de conteúdo viral. Mas tome cuidado, diminuir os custos não é eliminar os custos.

Seja a propaganda de uma empresa fabricante de refrigerantes, ou de um catalisador para tinta, por exemplo, é fundamental manter a relevância da marca. E é exatamente por esse motivo, que você continua vendo empresas consagradas no mercado investindo em publicidade para jamais serem esquecidas.

Esse foi nosso artigo falando mais sobre os benefícios do branding marketing e da imagem da marca para sua empresa.

Se gostou do nosso conteúdo compartilhe nas redes sociais e nos siga para receber mais informações sobre marketing, gestão de empresas e empreendedorismo. 

 

 Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.