Uncategorized

Conheça a importância da higienização da língua na infância

Durante a infância, recebemos muitos estímulos para que possamos aprender a importância da higiene bucal. Entretanto, campanhas na escola, por exemplo, acabam focando o discurso na escovação dos dentes e muitas vezes esquecem de falar como é fundamental a limpeza na língua. 

 

Essa por sua vez é um tecido extremamente importante para a saúde da boca, uma vez que, é justamente através da língua que sentimos os diversos sabores da comida. 

 

Desse modo, a falta de higiene nesse tecido pode interferir no sabor dos alimentos, mas não é apenas isso. 

 

Isso porque, o acúmulo de sujeira na língua muitas vezes é um dos principais fatores para problemas com halitose, por exemplo, principalmente para pacientes que utilizam aparelho dentário móvel, um tratamento comum para crianças e jovens. 

 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a importância de manter a língua sempre limpa, principalmente na infância, e descubra os principais problemas que a falta dessa higienização pode causar.

Qual a importância da higienização da língua na infância?

É muito importante fazer uma boa higienização dos dentes, através da escovação, e da gengiva, com o uso do fio dental. 

Porém, além disso, a limpeza da língua também é fundamental, não só para ter um maior higiene da boca, como também para evitar futuros problemas. Um dos mais comuns, é a saburra lingual, provocada pelo acúmulo de sujeiras e bactérias.

 

Essa por sua vez nada mais é do que uma espécie de massinha branca ou amarelada localizada no lado posterior da língua. Esse é um problema bucal que exige uma consulta em uma clínica de dentista.

 

Dessa forma, a principal dificuldade do desenvolvimento da saburra lingual é justamente o fato de que essa sujeira é o motivo para o alojamento de bactérias e fungos. Além de ser responsável por 90% dos casos de halitose. 

 

Para evitar essa situação, basta escovar a língua de modo eficaz.

 

Além disso, com uma boa higiene, é possível:

 

  • Evitar o aumento de bactérias e fungos;
  • Manter seu hálito sempre refrescante;
  • Língua mais rosada;
  • Evitar a junção de cáries e da periodontite.

 

Vale lembrar que toda essa situação na infância pode ser uma questão ainda mais alarmante. Desse modo, caso identifique a saburra lingual em seu filho, procure um dentista infantil para que ele possa fazer uma avaliação. 

Como fazer uma boa higienização da língua?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a higienização da língua é uma ação complementar à rotina de escovação que deve ser realizada todos os dias. 

 

É importante fazer isso com o uso do fio dental de modo frequente, assim como escovar bem toda a arcada dentária.

 

Dessa forma, para fazer uma boa limpeza na língua e obter um sorriso mais bonito e estético mesmo sem a aplicação de lente de contato de resina, é possível escovar a língua com o creme dental usado no dia a dia. 

 

O recomendável é que ele contenha flúor, produto que ajuda a controlar o tártaro e a cárie.

 

Em suma, partindo do princípio, o primeiro passo para a limpeza da língua pode ser feito com um limpador específico, a fim de retirar o excesso de massa branca. 

 

Depois disso, caso queira, é possível passar as cerdas da própria escova por toda a superfície da língua, até remover os detritos acumulados. 

 

Entretanto, ao fazer isso, é preciso ficar atento e tomar cuidado com a maciez das cerdas, para não machucar a gengiva ou a língua, que são bem sensíveis.

 

Dessa forma, também é possível passar o limpador específico para puxar toda a massa branca presente na língua, formadas devido ao acúmulo de sujeiras e bactérias da parte posterior para a anterior.

 

Em síntese, basta repetir o procedimento até retirar toda a placa. Com a escova, faça os movimentos até que esteja tudo limpo.

 

Outra dica que pode servir para facilitar o deslizamento da escova na língua, é que você pode usar um pouco da sua pasta de dente, mesmo que esta não seja necessária para uma boa limpeza da língua. 

 

Por último, mas não menos importante, é preciso finalizar lavando a boca com água corrente depois de cada procedimento, de modo a facilitar a remoção da sujeira. 

 

Dessa maneira, além de evitar a halitose, é possível prevenir doenças capazes de fazer com que o dente caia, e assim, você não precisará de um dentista especializado em prótese, por exemplo. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Leave a Reply

Your email address will not be published.