Emagrecimento

Como acelerar o metabolismo? Confira as dicas

Forte aliado no processo de emagrecimento saudável, muitas pessoas ainda não sabem o que fazer para acelerar o metabolismo. Neste artigo irei te explicar várias maneiras de conseguir esse processo de forma fácil e eficaz.

  • Acrescentar pimenta nas comidas.

As pimentas possuem uma substância em sua composição chamada capsaicina. Ela é responsável por causar ardor nos alimentos apimentados. A pimenta, por si só, já é capaz de acelerar o metabolismo em cerca de 20%.

Ela funciona estimulando o organismo a liberar adrenalina, por consequência aumenta os batimentos cardíacos, liberando energia para o organismo, e acelerando o metabolismo.

  • Aumentar o consumo de proteínas.

Carnes, leites e ovos, são ricos em calorias e demoram muito mais para serem digeridos pelo organismo. Por este mesmo motivos, a digestão deles faz com que o metabolismo aumente para fazer a digestão completa.

Como acelerar o metabolismo

  • Comer em intervalos curtos.

O ideal é se alimentar em intervalos de 3 em 3 horas, assim, vai haver o estímulo da termogênese alimentar. Isso refere-se a quantidade de calorias que o corpo vai precisar gastar para digerir todos os nutrientes.

Então, ele vai passar mais tempo “trabalhando” nessa função, consequentemente, o metabolismo vai ficar mais acelerado e constante.

  • Beba bastante água.

Por dois motivos:

1º ao beber água, pelo menos uma hora antes das refeições, já faz com que você fique com sensação de saciedade e coma em menor quantidade.

2º quando entra no organismo, a água passa pelo processo de ajuste de temperatura com o corpo, com isso o organismo precisa gastar energia para fazer o equilíbrio térmico.

  • Fazer treinos intervalados.

Fazer este tipo de treino ajuda o corpo a queimar calorias por até uma horas após o término da atividade. A atividade consiste em alternar exercícios de alta intensidade com baixas e médias.

Dessa forma, eleva o metabolismo além de favorecer o emagrecimento.

  • Dormir bem auxilia demais.

Se você dorme menos de 8 horas por dia, há um favorecimento para a absorção de gordura corporal.

  • Comer menos no almoço.

Se você come em intervalos de 3 em 3 horas, possivelmente não vai conseguir comer muito nas refeições mais pesadas, influencia o metabolismo ao longo do dia. O ideal é que seja rico em fibras, frutas e proteínas.

Como acelerar o metabolismo

  • Praticar musculação regularmente.

O exercício de musculação faz com que se troque gordura por músculos, assim é uma perfeita estratégia para aceleração do metabolismo. Além de dar maior disposição e energia.

  • Controlar os níveis de stress.

Controlar os nervos, além de deixar você mais tranquilo, ainda ajuda a emagrecer, isso porque o stress favorece o acúmulo da gordura abdominal e ainda aumenta a fome.

É possível ver que pequenas mudanças na rotina diária são possíveis e auxiliam na aceleração do metabolismo. Não é necessário realizar mudanças bruscas ou que alterem seu dia a dia.

Aliar corretamente estas dicas faz com que o corpo funcione de maneira mais tranquila e faça a função metabólica da maneira correta e mais eficaz. Assim, pequenas mudanças na rotina, são capazes de trazer inúmeros benefícios.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *