Emagrecimento

Benefícios da Alanina [Conheça na resenha]

Se você faz exercícios físicos, já deve ter ouvido falar da Alanina, uma substancia que foi liberada para ser comercializada no Brasil e que garante um desempenho relacionado ao esporte.

Depois que o suplemento foi liberado pela Anvisa, muitos brasileiros estão comprando e consumindo a Alanina sem ao menos saber da sua procedência, benefícios e efeitos colaterais. Por isso, hoje falaremos nessa resenha tudo o que você precisa saber para consumi-la.

Um aminoácido não essencial, a Alanina é produzida no nosso próprio organismo, em maior quantidade no fígado e em menores quantidades pelos rins e pelo intestino. Porém, a alanina também pode ser ingerida por meio de dietas que possuem aves e carnes.

Quando combinada com outro aminoácido que é o caso da L-histidina, é formado pelo organismo o peptídeo, conhecido como carnosina que encontramos no tecido muscular, em algumas regiões do cérebro e no coração.

A substancia ajuda muito quem pratica esportes e exercícios físicos pois ajuda na recuperação esportiva e no desempenho, atrasando a fadiga. O suplemento possui baixas quantidades de efeitos colaterais.

Para que serve a Alanina?

A substancia é ótima para quem pratica exercícios físicos pois retarda a sensação de queimação na hora das atividades. Ela contribui muito para as atividades de alta intensidade, pois essas exigem do musculo muito esforço e dessa forma causa a exaustão, pois a produção de ácidos aumento de volume.

O suplemento aumenta o nível de carnosina, modulando o PH que está presente nas células musculares, fazendo com que a fadiga muscular seja adiada e contribuindo com o desempenho físico do atleta.

A alanina traz benefícios?

Não existe provas cientificas que o suplemento garante um melhor desempenho de força como no caso da prática de musculação. Ela também não traz benefícios para exercícios com longa duração como ciclismo de estrada, corrida de rua, etc, pois estes possuem intensidade moderada.

Já no caso de modalidades com modalidade médio ou acíclicas, que possuem momentos de baixa, médio e também alta intensidade, a alanina pode dar uma mãozinha. Os atletas que praticam futebol, crossfit, vôlei, handball e basquete podem ter benefícios com esse suplemento.

Alanina

Quanto e quando tomar?

Para ajudar o organismo com o aproveitamento do suplemento e evitar a sensação de formigamento, é indicado uma dose média de 3 gramas diárias da alanina, sendo elas fracionadas em até 4 porções diárias. Você pode consumi-la junto as suas refeições, pois elas não perdem o efeito quando absorvidas junto com alimentos.

Foram observados nos atletas que praticam os exercícios de curta duração e exercícios intensos que o suplemento começou dar efeito a partir da quarta semana de uso contínuo. Esse tempo é necessário pois assim ela é ingerida pelo organismo elevando o nível de carnosina nas células musculares.

Consumir doses do suplemento avulsa antes dos treinos não vão melhorar o seu desempenho nos esportes de imediato, pois é necessário o tempo das 4 semanas para ela fazer efeito no organismo.

É seguro consumir a alanina?

Não é comprovado que a alanina possa trazer algum prejuízo ou risco para a saúde, um teste mostrou que mesmo depois do uso prolongado do suplemento, ele não apresenta nenhum efeito ruim para o organismo, não apresentou alterações nas funções hepáticas e nas funções renais de nenhum participante que participou dos testes feitos e consumiram a Alanina por 6 meses.

Depois que os participantes pararam de consumir a alanina, a carnosina do organismo foi caindo lentamente, voltando as suas taxas normais.

O suplemento possui efeito colateral?

Quando consumidas doses a partir de 1 grama, elas causam formigamento na pele, um efeito conhecido como parestesia, durando cerca de 30 minutos depois que o suplemento for ingerido. Isso é bastante desconfortável, porém não é prejudicial à saúde.

Isso acontece devido a forma molecular da alanina ser bastante parecida com um neurotransmissor, que é reconhecida pelos receptores neurais que existem na nossa pele e acabam gerando essa sensação.

Como encontrar a Alanina?

Esse suplemento não é liberado pela Anvisa, pois não é permitido a produção e a venda no Brasil. Já nos outros países, esse suplemento é comercializado em forma de sachês, pó, tabletes ou em cápsulas.

A substancia é encontrada em alguns pré-treinos que são vendidos. A sensação que o suplemento causa no corpo de formigamento faz com que os usuários acreditem que ela causa um efeito instantâneo, porem isso não acontece.

Alanina

Mais informações sobre a Alanina

A substancia é um aminoácido que não possui glúten, que é a proteína que encontramos no centeio, na cevada e no trigo. Porém que possui intolerância a glúten ou alergia, é indicado que verifique nos rótulos dos suplementos as substancias que estão presentes nos ingredientes, pois os fabricantes podem misturar ingredientes.

Não foi registrado nenhuma evidencia que a alanina possa causar alergia, porém existem substancias nos pré-treinos que tem potencial para alergias como no caso dos corantes.

A Alanina pura não contém cafeína, porém, em alguns suplementos como pré treinos os fabricantes colocam a cafeína da formula para oferecer mais energia, gás e concentração para os atletas durante o treino.

A substancia não apresenta nenhuma relação de seu consumo fazer com que aconteça a queda de cabelo, pois não é comprovado que o suplemento cause as alterações hormonais.

Mesmo não causando riscos à saúde, o suplemento não deve ser consumido por mulheres que estão amamentando ou por grávidas sem a orientação médica. Existem suplementos ideais para o caso das grávidas, a mesma regra deve ser usada pelas lactantes, pois tudo que é ingerido pela mãe passa para o bebê pelo leite materno.

Os suplementos devem ser sempre indicados por orientação médica, para que eles avaliem cada paciente. Existem muitas dúvidas sobre hipertensos utilizaram a substancias, porém não existe algo que o impeça de usar.

Essas são as principais informações sobre a Alanina, procure sempre ler e entender todos os suplementos que você for ingerir, para saber melhor sobre todos os benefícios que eles trarão para o seu organismo, assim como os efeitos colaterais e contraindicações.

Consulte um médico antes de consumir a Alanina.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *