Negócios

Aprenda a criar um plano de ação para o seu negócio

Se ainda não tem um plano de ação dentro de sua empresa, precisa sair de trás de sua mesa rústica de madeira e criá-lo. Como iremos averiguar neste texto, o conceito é importante para um sem número de situações do dia a dia. 

Então, para saber melhor sobre o tema, vem com a gente!

Envolva sua equipe desde o início

A participação de sua equipe fará bem para o plano de ação se estiverem envolvidos desde o início, ou seja, à medida que o desenvolve.

O proprietário não pode fazer isso sozinho. A delegação e a responsabilidade são fundamentais. Se tentar seguir esses passos sem ninguém ao lado, será extremamente antiquado e com um alto risco de fracasso, especialmente se estiver ocupado com outra coisa. 

Um bom líder alcança resultados através do trabalho em equipe. É só pegar como exemplo um montador. Há uma praticidade maior para montar um armário de aço 2 portas se o auxílio de qualidade estiver ao seu lado, não é mesmo?

Os gerentes envolvidos no planejamento estratégico devem fazer um brainstorming com suas equipes sobre projetos e etapas, além de dizer como implementá-los. 

Pegue muitas ideias, faça a filtragem para selecionar as mais importantes e depois foque-se em algumas ações com o maior potencial de transformar a empresa e atingir seus objetivos.

Liste detalhes concretos para cada ação

O plano de ação, normalmente, é apresentado como uma planilha que lista as iniciativas por função. 

Estes podem ser projetos simples e pontuais (por exemplo, contratar uma nova pessoa), ações repetitivas (como iniciar revisões mensais dos custos reais e dos custos estimados) ou um projeto maior (converter o site de tinta térmica em um e-commerce).

Para cada ação, a planilha mostrará os nomes dos responsáveis na iniciativa e um cronograma de execução. Ela também pode atribuir prioridades para a iniciativa (baixa, média ou alta).

Inclua uma linha do tempo

Os planos de ação geralmente cobrem 12 meses. Para cada iniciativa, coloque uma coluna para cada mês. Tudo isso facilitará o processo para saber o que deve ser feito ao longo do ano. 

Aprenda a criar um plano de ação para o seu negócio

Designar recursos

Muitos destes detalhamentos não são bem-sucedidos porque não alocam recursos humanos e financeiros adequados para o desfecho das iniciativas. Certifique-se de dedicar tempo, suporte, treinamento e orçamentos suficientes.

Tudo isso que está em questão deve ser claro. As responsabilidades dos funcionários precisam ser revisitadas em reuniões e cada um ter uma espécie de cargo como, por exemplo:

  • Responsável: quem realiza a ação.
  • Supervisor: quem supervisiona a ação, normalmente o chefe de uma equipe (Responsável e Supervisor podem ser a mesma pessoa, especialmente em uma empresa menor).
  • Suporte: quem fornece suporte.
  • Consultado: aquele que tem experiência e deve ser consultado durante a execução. 
  • Sênior: aquele que precisará ter o feedback sobre o progresso ou as decisões, como uma pessoa sênior ou o chefe de um departamento afetado.

E agora vamos tirar as métricas do papel e seguir adiante com os planos!

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.