Saúde

A importância da creatina, em que ela vai ajudar nosso corpo?

Os exercícios físicos se tornaram não apenas uma nova tendência, mas também é um assunto importante que precisa ser tratado com seriedade. Atualmente, devido a falta de tempo ou de prática de atividades físicas oriundos de uma rotina intensa, muitas pessoas estão começando a entrar no sobrepeso. A OMS definiu uma carta indicando que essa é uma preocupação global.

Para quem está começando agora nessa nova forma de vida e deseja poder fazer da forma mais correta possível ou até mesmo pessoas que já estão nesse mundo, geralmente possui a dúvida se deve ou não utilizar algum tipo de produto na hora de realizar as suas atividades físicas.

Dentre tantos produtos que estão presentes no mercado, os mais comuns são o whey protein ou a creatina. Muitas pessoas se perguntam se vale a pena fazer algum investimento nesses produtos e na forma com que eles atuam no seu corpo.

A creatina é um composto que está entre os mais indicados por aqueles que adotam algum tipo de suplemento. No texto de hoje eu vou te falar um pouco melhor sobre a importância da creatina, se realmente vale a pena investir e como ela funciona.O que é a creatina?

A creatina é um composto que é produzido de forma natural pelos seus rins e fígado de forma a proporcionar uma energia para o músculo e desenvolver as suas fibras musculares para que seja possível passar pelos seguintes benefícios:

  • Ganho de massa muscular

A importância da creatina está relacionada com a forma que você ganha massa muscular. Ela é responsável por favorecer o desenvolvimento de todos os músculos do seu corpo de forma que você o tenha desenvolvimento em contrapartida as gorduras localizadas.

  • Melhora do seu desempenho físico

A atuação da creatina também está relacionada na forma com que seu corpo atua nas atividades físicas. Muitas pessoas desejam poder ter uma melhor performance e o que auxilia no desenvolvimento dos músculos para aguentar essas atividades é a atuação da creatina.

  • Uma maior diminuição das chances de lesão

Por ter uma maior desenvoltura no que se refere a fibras musculares, dificilmente ocorrerá uma lesão no seu músculo. Muitas pessoas sentem caibras ou passam por dores musculares, porém mal sabem que quem atua na melhora delas é a creatina.

A importância da creatina está no fato dela ser produzida naturalmente no seu corpo, porém muitas pessoas a utilizam como um suplemento alimentar para melhorar a performance em suas atividades físicas.

  • Melhora do metabolismo

A creatina também atua na hora de auxiliar o seu metabolismo e possui maior concentração nos músculos que estão presentes na região dos ossos.

  • Melhora do desempenho em atividades físicas

A creatina é um dos compostos mais importantes produtos para melhorar a sua performance em quaisquer tipos de exercícios físicos que envolva o desenvolvimento muscular. A resistência física é um fator que está intrinsecamente relacionado com esse composto.

Por exemplo, através de atividades anaeróbicas, isto é, aquelas que envolvem muito mais força e potência, os treinos estarão envolvidos com a capacidade dos seus braços aguentarem o exercício de forma não apenas mais rápida, mas também sem te proporcionar nenhum tipo de dor ou lesão.

A importância da creatina

Como a creatina atua no seu organismo?

A creatina apesar de ser um produto que está presente no seu corpo de forma natural através da sua produção pelos rins, fígado e pâncreas, é um composto que atua de forma incisiva nos seus músculos.

Sua atuação está pautada na sua alta solubilidade em água, isto é, ao encontrar a água no seu músculo ela pode ser armazenada junto a ela dentro de suas fibras de forma a levar o aumento de músculo para as pessoas que a ingerem.

Em quais momentos é ideal o consumo da creatina?

A creatina não possui um momento ideal para ser ingerida. Isso significa que os seus resultados não estão presentes em realizar o seu consumo antes ou depois do treino, mas sim devido ao consumo regular dela.

Isso ocorre devido a sua atuação estar envolvida intrinsecamente com o seu acúmulo dentro dos seus músculos e esta situação não ocorre apenas com o primeiro consumo.

A creatina fará com que a pessoa engorde?

A creatina não terá nenhum envolvimento nem com a perda de peso e muito menos com o seu ganho. Entretanto, é possível sim que exista uma alteração na balança devido as suas condições anatômicas após o consumo dessa substância.

Como a creatina é armazenada nos músculos com a água e eles irão crescer, é muito comum que toda essa situação faça com que seu corpo ganhe sim um peso a mais, porém não está relacionado com gorduras.

Como é realizado o consumo da creatina?

A maior parte da creatina que você irá encontrar no mercado está na sua versão em pó através de suplementos. É recomendado que você a ingira através de uma diluição em água ou em alguma bebida que seja de sua preferência sempre obedecendo as orientações de um nutricionista.

Para que seja possível obter resultados é através do consumo da creatina com algum tipo de carboidrato que esteja presente em sua bebida. Isso ocorre devido a uma pesquisa realizada no Journal of Exercise Physology que indicou uma quantidade muito maior acumulada no músculo em contrapartida ao ingerida apenas com água.

A importância da creatina

Sempre consulte um médico

Antes de você começar a consumir creatina é importante que você consulte um profissional de saúde de sua confiança para que seja possível ele definir se realmente é necessário o consumo por você ou até mesmo definir uma dosagem correta para que você não passe por uma sobrecarga dessa substância.

Cada corpo reage de uma forma diferente e, por essa razão, é importante que seja consultado tal profissional. Ademais, é crucial que você encontre um nutricionista também para ver não apenas a dosagem, mas também uma reformulação de sua alimentação para proporcionar o desenvolvimento do músculo da mesma forma.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *