Negócios

4 ações para prevenir acidentes no ambiente de trabalho

O Brasil é um dos países onde mais acontecem acidentes no ambiente de trabalho, em 2021 por exemplo, foram registrados 423.217 acidentes, com uma média diária de 1.159 pessoas. Entre os casos mais comuns está justamente a queda de pessoas com diferença de nível. 

 

Esses números altos assustam e só reforçam a necessidade que as empresas precisam ter o máximo de cuidado possível e realizar ações que previnem esses acidentes dentro do ambiente de trabalho, anulando ou diminuindo o risco desde um acidente simples, até um mais pesado com as estruturas metálicas. 

 

Mas o problema é que muitas empresas não sabem como ou quais ações podem realizar, pensando nisso, resolvemos separar 4 atividades que podem te auxiliar para prevenir acidentes no ambiente de trabalho, bora conferir? Então vamos lá!

 

  1. Identifique e liste todos os riscos que podem ocorrer dentro da empresa

 

A primeira ação que deve ser feita dentro do seu negócio é identificar e listar todos os riscos que podem acontecer dentro da sua empresa, veja quais locais merecem atenção, se existe algum problema na sua infraestrutura, desnivelamento do piso, falta de segurança em escadas, e por aí vai.

 

Faça uma avaliação minuciosa e detalhista, e identifique qualquer fator que possa gerar problema para alguém, se for uma indústria que produz disco diamantado, por exemplo, confira os maquinários e ferramentas utilizadas, faça a manutenção no que precisar de ajustes e deixe tudo em perfeito estado. 

 

  1. Disponibilize EPI’S

 

Equipamentos de Proteção Individual, também conhecido como EPI ‘S, são cruciais para prevenir acidentes no ambiente de trabalho, auxiliando a integridade física e mental dos colaboradores. 

 

Para quem não conhece, como o próprio nome já indica, eles são os equipamentos que geram proteção para os funcionários executarem suas atividades de forma segura e sem correr qualquer tipo de risco, como um capacete, colete de proteção, entre outros. Sempre que ver que algum equipamento está com defeito ou desgastado, não hesite em realizar sua troca de maneira imediata. 

 

  1. Capacite todos os seus funcionários

 

Por mais que você se preocupe com os equipamentos e com toda a infraestrutura da sua empresa, nem sempre é possível estar de olho em tudo e conseguir controlar todas as situações, certo? Por este motivo, também é importante contar com a ajuda de seus funcionários. 

 

Procure por cursos, treinamentos, workshops e forneça orientações para que eles consigam lidar com situações adversas, como um incêndio, uma manutenção que não estava na agenda, ou até mesmo a queda de alguém durante alguma atividade, como a limpeza de fossa. Procure prepará-los e deixá-los ao menos com conhecimento para sair de situações adversas. 

 

  1. Implemente a CIPA

 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma iniciativa regulamentada pela NR-5 da secretaria do trabalho, e consiste basicamente em formar uma comissão com voluntários que trabalham dentro da empresa para relatar qualquer condição de risco dentro do trabalho e oferecer soluções. 

 

A CIPA é uma ferramenta poderosa e extremamente eficaz dentro de qualquer segmento, já que dá voz aos próprios funcionários para que eles encontrem, falem, e até neutralizem qualquer tipo de acidente que possa estar por vir. 

 

Agora conte para a gente nos comentários abaixo, o que achou sobre o texto? Gostou? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e divulgar nas suas redes sociais, até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

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