Negócios

3 conceitos sobre gestão que você precisa saber

Dentro de uma empresa, se não tiver uma boa gestão a chance de tudo dar completamente errado acaba sendo muito maior, independente se essa empresa é uma grande marca ou um pequeno empreendimento que trabalha com armário de aço 2 portas

A gestão de um negócio é crucial principalmente quando falamos do gerenciamento de colaboradores, gerando mais engajamento, e fazendo com que seu serviço consiga alcançar de fato, a excelência que muitas vezes você tanto procura. 

Mas não são só os líderes e gestores que devem saber sobre gestão, mesmo que algumas pessoas tenham nascido com um dom a mais de administrar um negócio, conhecer mais sobre esse tema é crucial para que a empresa cresça e todos os processos ocorram de forma muito mais efetiva. 

Pensando nisso, separamos 3 conceitos sobre gestão cruciais que você precisa saber, acredite, eles irão ajudar muito dentro da sua empresa, bora conferir? Tenha uma ótima leitura!

  1. Análise SWOT

Também conhecida como análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), a análise SWOT vem ganhando cada vez mais espaço quando se fala em gestão devido a sua importância e seu impacto existente dentro de uma empresa. 

Para quem não conhece, essa é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações para identificar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças presentes dentro de um negócio. 

Ela pode identificar elementos internos e externos, cruciais dentro desses quatro parâmetros, que ajudam a gerar prevenções e a efetuar uma gestão muito mais eficiente e segura da sua empresa que vende mesa rústica de madeira, com tomadas de decisão mais assertivas. 

  1. Pirâmide de Maslow

Também conhecida como Teoria da Hierarquia, a Pirâmide de Maslow é outro conceito extremamente comum no mundo da gestão e tem como principal fundamento, a motivação de uma pessoa e seus níveis de satisfação, podendo ser baseada numa relação hierárquica direcionada que apresente as necessidades humanas. 

Ou seja, ela tem como objetivo, estudar e entender as necessidades humanas principalmente dentro de um ambiente corporativo, fazendo com que o gestor tenha total conhecimento sobre o impacto de cada pessoa na empresa e quais são seus interesses e desejos. 

Esse conceito ajuda a alinhar pensamentos e fazer com que a sintonia entre funcionário e empreendimento seja muito mais assertiva, levando ao colaborador que seus problemas sejam resolvidos e o gestor consiga alinhar interesses e extrair 100% de seus funcionários. 

  1. Gestão 4.0

Com a evolução da indústria 4.0 e os hábitos e exigências dos consumidores se tornando algo cada vez mais rigoroso, diversas empresas tiveram que mudar seu ponto de vista e começar a tomar algumas atitudes em relação a evolução da tecnologia, e responder a altura, a todo esse mercado cada vez mais fervoroso, então surgiu o conceito de gestão 4.0.

O principal foco dele é utilizar a tecnologia e coleta de dados visando sempre o consumidor final, fornecendo a melhor experiência possível de uma pessoa na sua jornada de compra da sua servomotor, por exemplo. 

Nessa gestão, você acompanha as necessidades de seus clientes para atender sobre seus desejos ao mesmo tempo que busca manter seus colaboradores totalmente engajados e focados no crescimento da empresa. 

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Esse texto foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

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