logo

Home Esportes
Esportes

      Ao longo dos seus mais de 100 anos de história, o Cruzeiro sempre se destacou por ser um clube poliesportivo. Com vitórias expressivas em diversas modalidades esportivas, o Cruzeiro tem títulos estaduais nas categorias principais no futebol, basquete, futsal, vôlei, futebol sete, atletismo e boxe, sendo um clube fundador de diversas federações esportivas no Rio Grande do Sul, como as entidades máximas do futebol, basquete, boxe, atletismo e vôlei.

      No paradesporto o Cruzeiro também desponta como pioneiro entre os clubes gaúchos. Em 2005, em parceria com a Acergs, o clube criou o time de futebol 5, modalidade paralímpica praticada por deficientes visuais. Atualmente, o clube apoia a equipe da Associação Gaúcha de Futebol de Cegos, o Agafuc/Cruzeiro é Tetracampeão Regional Sul Brasileiro e Campeão Brasileiro da modalidade, tendo como destaque o craque Ricardo Alves. Ricardinho já foi eleito o melhor jogador do mundo da modalidade em duas oportunidades.

 

      A outra modalidade em atividade no Cruzeiro, desde 2010, é o Futebol Sete, onde o clube estrelado foi Campeão da Copa Gaúcho 2011 e atualmente disputa a elite do campeonato gaúcho da FGF7.  

O futsal e o basquete estão momentaneamente sem atividades, mas devendo retornar em breve. O basquete disputou o Estadual adulto pela última vez em 2008, sendo terceiro colocado. No mesmo ano, o basquete cruzeirista, comandado pelo técnico Pitu, disputou o Campeonato Sul Brasileiro de clubes. O Cruzeiro tem 12 títulos estaduais de basquete e foi o primeiro clube Gaúcho a disputar o campeonato nacional de basquete, a Taça Brasil, no final dos anos 60. No futsal o Cruzeiro tem três títulos estaduais, sendo o primeiro Bicampeão em 1958 e 59. Em 2011, em parceria com a Afusca, foi Campeão Gaúcho da Série Prata. 

O BASQUETE NO CRUZEIRO

O Esporte Clube Cruzeiro é a agremiação mais vitoriosa da história do Campeonato Gaúcho de Basquete adulto masculino, com 12 títulos, junto com o Corinthians de Santa Cruz. O primeiro título cruzeirista foi conquistado em 1946. Entre 1948 e 1953 o Cruzeiro conquistou o Hexacampeonato Estadual, com um time que tinha Wilson Melletti, Ivo Rigobello, Leonardo Viafore, Eduardo "Dadá" Pegorado e Nede "Bocão" Salvador. Em 1956 o Cruzeiro reconquistou o Estado e depois ficou 12 anos sem o título gaúcho. O basquete estrelado foi campeão gaúcho também em 1968 e 1970 e Bicampeão em 1972 e 1973. Em 1968, o Cruzeiro foi Campeão Estadual com um time que começou sendo treinado por Cleomar Pereira Lima e que depois teve José Torrano como técnico. O time campeão de 68 contava com jogadores como o atleta olímpico Celso Scarpini, Alvaro Antunes, Valencinha, Rampinini e Gerson Schuck. 

Além dos 12 títulos estaduais, o clube ganhou inúmeros campeonatos da cidade, como o Bicampeonato de 1969. Além das fronteiras do RS, o Cruzeiro foi o primeiro clube gaúcho a participar da Taça Brasil, o campeonato nacional de clubes, em 1969, quando ficou na quarta colocação. O Cruzeiro voltou a disputar o Nacional em outras três oportunidades (1970, 1972 e 1973), com um time que tinha, entre outros, Valencinha, Rampinini, Gerson Schuck, Eduardo Lawson, Paulo Fett, Paulo Michellucci...Em 2008 o Cruzeiro reativou o seu departamento de basquete e disputou o Estadual e o Campeonato Sul-Brasileiro, ficando em terceiro lugar no Campeonato Gaúcho e em sexto no Sul-Brasileiro. 

 

Time Bicampeão Gaúcho de Basquete em 1973. Foto: Arquivo/ECC  

 

Próxima Partida

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Esporte Clube Cruzeiro:
Estádio na Avenida Ary Rosa Santos, Bairro Granja Esperança, Cachoeirinha/RS
Secretária/Administrativo:
Av.Berlim 832 Sl.02 - São Geraldo - POA/RS
Fone: (51) 3026.3996